ESPECIALIZAÇÃO - CEESA

Curso de Especialização em Engenharia Sanitária e Ambiental

O Curso de Especialização em Engenharia Sanitária e Ambiental da UFRJ (CEESA) foi criado em 1999, e desde então vem sendo oferecido continuamente, segundo turmas de periodicidade anual. Aproximadamente 300 profissionais pertencentes aos quadros de operadoras e concessionárias de águas e esgotos, empresas prestadoras de serviços e de engenharia consultiva, indústria em geral e organismos governamentais obtiveram a formação especializada em engenharia sanitária por meio da integralização das atividades do CEESA.

Coordenado e ministrado por professores do Depto. de Recursos Hídricos e Meio Ambiente da Escola Politécnica da UFRJ, conta com um corpo docente qualificado e experiente na condução de estudos e projetos aplicados ao saneamento ambiental urbano.

Sua estrutura curricular e a dinâmica empreendida na condução de suas disciplinas, confere ao CEESA um viés de natureza prática e com forte embasamento teórico e conceitual, qualificando seus concluintes para o desenvolvimento e o acompanhamento de estudos e projetos relacionados às quatro grandes áreas do saneamento ambiental urbano: abastecimento de água, esgotamento sanitário, resíduos sólidos urbanos e drenagem pluvial urbana.

Com disciplinas formatadas segundo módulos de 20 ou 40 horas-aula, o CEESA consiste em uma pósgraduação com nível de Especialização, com carga horária total de 360 horas-aula, regulamentada pelo Conselho de Pós Graduação da UFRJ.

Curso de Especialização em Engenharia Sanitária e Ambiental – CEESA
Coordenação: Eduardo Pacheco Jordão e Isaac Volschan Jr.
Disciplinas Carga Horária Professor Responsável
Poluição e Qualidade das Águas 40 Isaac Volschan Jr.
Gestão Ambiental 40 Josimar Ribeiro de Almeida
Hidrologia Aplicada 20 Paulo Renato J. Barbosa
Hidráulica Aplicada 20 Jorge Henrique L. Prodanoff
Drenagem Urbana 40 Theophilo B. Ottoni Filho
Sistema de Abastecimento de Água 40 Ernani de S. Costa
Sistema de Esgotamento Sanitário 40 Isaac Volschan Jr.
Resíduos Sólidos Urbanos 20 Alvaro Cantanhede
Tratamento de Água 40 Iene Christie Figueiredo
Tratamento de Esgotos 40 Eduardo Pacheco Jordão
Destino Final de Resíduos 20 Alvaro Cantanhede

A maior parte das disciplinas do CEESA adota livros-texto de autores nacionais, os quais são ofertados aos alunos participantes. Em complementação às aulas teóricas, são realizadas visitas técnicas de interesse de cada uma das disciplinas. A avaliação de desempenho dos alunos participantes é realizada através de provas, exercícios, trabalhos práticos e seminários. O critério de aprovação segue a Regulamentação Interna da Escola Politécnica da UFRJ. A presença às aulas é obrigatória. Ao longo dos cursos todas as disciplinas, professores e palestrantes são criteriosamente avaliados pelo corpo discente. A seleção dos candidatos se fará por exame de seus currículos e/ou entrevistas individuais, considerando a formação acadêmica, a experiência, a natureza e a abrangência das responsabilidades profissionais do candidato.

Anualmente, o CEESA é iniciado em Abril. Suas aulas são paralisadas em Janeiro do ano seguinte, reiniciadas em Fevereiro e concluídas em Março. Outras informações sobre o CEESA podem ser obtidas nos telefones (21) 2562-7982/7983/7998 (Ronilda)

Conforme a Resolução 1010, o Sistema CONFEA/CREA poderá fazer, de acordo com seus próprios critérios, anotações em carteiras relativas às especialidades de engenharia e arquitetura, e definir atribuições técnicas a especialistas oriundos dos cursos de pósgraduação, como é o caso do CEESA. Informações mais detalhadas sobre a questão, devem ser obtidas diretamente junto ao CREA-RJ.