SAU

Simulador de Águas Urbanas

O projeto de implantação do Simulador de Águas Urbanas (SAU) do Centro Experimental de Saneamento Ambiental da UFRJ (CESA/UFRJ) tem origem na Chamada Pública 01/2005 (MCT/FINEP/CT-HIDRO), que por iniciativa do Ministério das Cidades, estabeleceu a Rede Nacional de Capacitação e Extensão Tecnológica em Saneamento Ambiental – ReCESA. A UFRJ é uma das instituições condutoras das atividades da ReCESA no âmbito da região sudeste do país.

Dentre os investimentos em infra-estrutura previstos para a consecução do projeto ReCESA, fora planejada a implantação de uma plataforma pedagógica – denominada “minirede” – cujos objetivos seriam o de, em escala real, demonstrar o funcionamento e simular procedimentos operacionais e de manutenção de redes de distribuição de água, esgotamento sanitário e drenagem pluvial, como esquematicamente representa o desenho da Figura 1.

Figura 1: Esquema original do plataforma pedagógica “minirede” ReCESA

O projeto “minirede” ReCESA teve como referência as instalações do Centre National de Formation aux Metiers de L´Eau, instituto pertencente ao Office International de L´Eau, e que serve ao treinamento profissional do setor de saneamento da França.

Além dos objetivos originais propostos pela ReCESA, o SAU-CESA/UFRJ serve aos cursos de graduação e pósgraduação em Engenharias Civil e Ambiental, mais diretamente relacionados ao tema Saneamento Ambiental, assim como aos propósitos de outras áreas e especialidades da engenharia que atendem o setor de saneamento, tais como: automação e controle, robótica, máquinas hidráulicas, etc.

O SAU-CESA/UFRJ também contempla o desenvolvimento de projetos experimentais aplicados em: hidráulica dos coletores de esgotos; eficiência hidráulica e energética dos sistemas de abastecimento de água; e técnicas compensatórias para a drenagem urbana. A evolução dos objetivos da “minirede” ReCESA para o que hoje contempla o SAU-CESA/UFRJ é devida aos investimentos realizados por meio do Programa FAPERJ Soluções para o Meio Ambiente – 2008, através do projeto “Eficiência em Águas Urbanas”.

O SAU-CESA/UFRJ consiste em um logradouro público com 37 m de extensão e 10 m de largura, que expõe, propositadamente, a infra-estrutura física e demais elementos componentes dos sistemas urbanos de abastecimento de água, esgotamento sanitário e drenagem pluvial. A Figura 2 ilustra vistas gerais das instalações do SAU-CESA/UFRJ.

Figura 2: Vistas das instalações do SAU-CESA/UFRJ