Notícias


Ações pretendem cercar, reflorestar e fiscalizar cerca de 400 nascentes em mais de 40 cidade que contornam o lago.

08 01 Noticia FurnasA Associação dos Municípios do Lago de Furnas (Alago) e a Furnas Centrais Elétricas realizam em dezembro o projeto "Nascentes de Furnas", que tem o objetivo de cercar, reflorestar e fiscalizar cerca de 400 nascentes em mais de 40 municípios do entorno do lago.

A proposta geral do projeto é assegurar a disponibilidade de recursos hídricos de rios que abastecem o Reservatório da Usina Hidrelétrica de Furnas, além de apontar diretrizes envolvendo mudanças climáticas.

O secretário executivo da Alago, Fausto Costa, disse que a ação “vai possibilitar a redução do risco de contaminação e melhoria da qualidade e quantidade da água disponibilizada para uso nas propriedades sediadas em áreas rurais”, destacou.

De acordo com Costa, a conscientização ambiental precisa ter mais espaço na sociedade, desde que seja eficaz. “Precisamos impulsionar e assegurar o incremento na qualidade ambiental das propriedades rurais através do incentivo ao reflorestamento, e isso se faz com ações de conscientização”, defendeu.

As nascentes serão reflorestadas por Furnas e o plantio será mantido pelos produtores rurais, bem como as prefeituras, que podem firmar convênios para a realização dessas atividades.

Fonte: G1

Topo