Notícias


Indústrias receberão para não consumir energia em determinados horários, o que permitirá a redução do uso de usinas termelétricas, que geram energia mais cara.

26 01 2018 aneelAgência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou nesta terça-feira (28) o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) a pagar grandes indústrias que reduzirem consumo em determinados horários.

Com a medida, a expectativa é aumentar a oferta de eletricidade mais barata no sistema em momentos de maior consumo e reduzir o uso das usinas termelétricas, que produzem energia mais cara.

(Correção: ao ser publicada, esta reportagem informou que a Aneel havia autorizado as indústrias a vender energia para o ONS. O texto foi corrigido às 19h22.)

A Aneel vai permitir a operação com indústrias que fazem contratos de longo prazo diretamente com as geradoras (usinas) a um preço fixo. Não vão poder participar aquelas que são atendidas pelas distribuidoras de energia.

A medida será implantada a partir de janeiro de 2018 e permanecerá em vigor por 18 meses, como teste. A proposta é que o ONS remunere indústrias que aceitem reduzir a demanda por energia em determinados períodos.

O ONS definirá mensalmente a grade de horário em que a energia poderá ser ofertada e semanalmente os participantes vão apresentar a quantidade e o valor da energia que pretendem oferecer.

A indústria que atender à solicitação do ONS poderá consumir a energia que não usou naquele momento, mas em horários autorizados pelo operador.

Fonte: G1

Topo