Chuvas favoreceram queda da bandeira vermelha, de dois para um, nas contas de luz.
A usina hidrelétrica de Marimbondo, em Icém (SP), registrou melhora no nível dos reservatórios após as chuvas das últimas semanas no noroeste paulista.
Em outubro, a usina operava com 14% da capacidade e, agora, opera com volume útil de 20%. Depois do período de estiagem, nos meses de outubro e novembro a chuva forte registrou 190 milímetros.
Luiz Fernando Neves é proprietário de um restaurante próximo ao rio Grande e afirma que percebe queda no faturamento quando o nível da água diminui. “O turista participa mais quando o nível do rio está alto, porque o desembarque para o restaurante fica mais prático e não tem barro”, afirma.
Hoje, o reservatório da usina de Marimbondo está a quase sete metros acima do nível mínimo e a recuperação também favoreceu o bolso dos consumidores. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) baixou a bandeira vermelha de dois para um nas contas de luz.
A mudança reduz o valor em cerca de R$ 3, o que representa aproximadamente 3,8% no valor da conta de energia elétrica em comparação ao mês anterior.
Fonte: G1