Notícias


Chuvas favoreceram queda da bandeira vermelha, de dois para um, nas contas de luz.

30 01 drihmacesa noticia heicemA usina hidrelétrica de Marimbondo, em Icém (SP), registrou melhora no nível dos reservatórios após as chuvas das últimas semanas no noroeste paulista.

Em outubro, a usina operava com 14% da capacidade e, agora, opera com volume útil de 20%. Depois do período de estiagem, nos meses de outubro e novembro a chuva forte registrou 190 milímetros.

Luiz Fernando Neves é proprietário de um restaurante próximo ao rio Grande e afirma que percebe queda no faturamento quando o nível da água diminui. “O turista participa mais quando o nível do rio está alto, porque o desembarque para o restaurante fica mais prático e não tem barro”, afirma.

Hoje, o reservatório da usina de Marimbondo está a quase sete metros acima do nível mínimo e a recuperação também favoreceu o bolso dos consumidores. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) baixou a bandeira vermelha de dois para um nas contas de luz.

A mudança reduz o valor em cerca de R$ 3, o que representa aproximadamente 3,8% no valor da conta de energia elétrica em comparação ao mês anterior.

Fonte: G1

Topo