Notícias


Até novembro, a usina de Rondônia bateu seu recorde de geração de energia ao chegar a 15 milhões de Megawatts

01 01 drihmacesa noticia hidreletricasantoA Hidrelétrica Santo Antônio, no Rio Madeira, em Porto Velho (RO), chegou em novembro à marca de três meses consecutivos com o índice de disponibilidade em 100%. O ID (Índice de Disponibilidade) estabelecido no projeto da hidrelétrica, que é o tempo pelo qual suas turbinas têm que estar disponíveis, é de 99,5%. Desde setembro de 2017, apesar das restrições no sistema de transmissão, a usina ficou por todo o tempo disponível para gerar energia para o sistema elétrico nacional.

A geração acumulada até 30 de novembro é o recorde da Hidrelétrica Santo Antônio, que chegou a 15 milhões de Megawatts. A usina ocupa a posição de terceira maior geradora hídrica do país neste ano, atrás de Itaipu (PR) e Tucuruí (PA).

Dentre os principais fatores para a conquista desta marca expressiva estão a melhora na gestão de operação e manutenção, a implantação de projetos de pesquisa e desenvolvimento e a rápida resolução de eventuais falhas das máquinas.

Depois de oito anos de construção e com o início da operação da 50ª turbina em dezembro de 2016, a Hidrelétrica Santo Antônio atinge sua capacidade plena de geração e concentra-se hoje nas atividades de manutenção e operação. No ano passado, a hidrelétrica foi a quarta maior geradora hídrica do país, apesar da severa restrição hídrica na região Norte, quando gerou mais de 11,9 milhões de Megawatts hora em 2016.

Sobre a Santo Antônio Energia

A Santo Antônio Energia é a detentora da concessão da Hidrelétrica Santo Antônio, hoje a terceira maior geradora hídrica do país e uma das 20 maiores do mundo. A Hidrelétrica Santo Antônio se consolida como a melhor avaliada em sustentabilidade, de acordo com a International Hydropower Association (IHA), organização sem fins lucrativos, fundada há quase 20 anos com o suporte da Unesco, e que atesta a sustentabilidade de empreendimentos hidrelétricos em todo o mundo.

Fonte:  NewsRondonia

Topo