Notícias


01 01 drihmacesa noticia vidaextraterrestreEm setembro de 2017 a sonda espacial Cassini encerrou sua jornada interestelar de forma bastante dramática ao se lançar dentro da atmosfera de Saturno para sua inevitável destruição. Porém, antes de se desfazer com o calor e o impacto da queda, Cassini fez uma série de registros do planeta anelado e suas luas nos últimos anos. Agora, algumas imagens inéditas estão sendo divulgadas pela Nasa e apresentam detalhes extremamente interessantes.

Uma das imagens, que pode ser vista logo abaixo, mostra a lua Enceladus, em órbita ao redor de Saturno - cujo anel pode ser avistado ao fundo - parcialmente iluminada pelo sol. A foto parece apenas mais um dos belos registros das peregrinações de Cassini, mas revela um detalhe que vem enchendo de ânimo a comunidade científica internacional. É possível reparar que na parte inferior da foto há uma área iluminada se projetando da superfície da lua. Toda a empolgação dos cientista se dá ao fato de que esta mancha luminosa é provavelmente água em estado líquido, sendo expelida num gêiser.

O flagra reacendeu a teoria que suspeitava que abaixo da superfície congelada da lua de Saturno há água em estado líquido, gerada por causa do calor emitido pelos movimentos de maré que são fruto da influência gravitacional de Saturno. As novidades levantam também questões sobre a possibilidade de haver vida extraterrestre no local, já que a presença de água líquida e calor são dois fatores necessários para o surgimento de vida.

O vídeo abaixo (em inglês apenas) fala sobre a empolgação que a imagem gerou entre a comunidade científica:

A imagem foi tirada originalmente em 6 de novembro de 2011, a uma distância de aproximadamente 145 mil quilômetros de Enceladus, mas só foi divulgada pela NASA na semana passada.

Topo