Monica Maria Pena

Titulação: D.sc.,Engenharia Civil, Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1985), mestrado em Engenharia Ambiental pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2004) e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010). Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Engenharia Sanitária, atuando principalmente nos seguintes temas: saneamento básico - projetos de sistemas de abastecimento de água e sistemas de esgotamento sanitário, coordenação, gerencia técnica e gerencia de contrato, perdas em sistemas de abastecimento de água, políticas públicas e ecologia, manejo e política ambiental. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Coordenador do CESA/UFRJ e Docente DRHIMA POLI/UFRJ

profile

Titulação: D.Sc. Engenharia Civil , Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1962), mestrado em Civil Engineering - University of Wisconsin-Madison (1965) e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo (1998). Professor associado aposentado da Escola Politécnica da UFRJ, pesquisador visitante emérito na Universidade Federal do Rio de Janeiro, e consultor ´ad hoc´ da Financiadora de Estudos e Projetos. Tem larga experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em tratamento de esgotos, atuando principalmente nos seguintes temas: processos biológicos de tratamento, esgotos sanitários, lagoas de estabilização, reatores anaeróbios, e planejamento de sistemas de esgotamento sanitário. É autor do livro "Tratamento de Esgotos Domésticos" (ABES), que já em sua 7a edição vendeu 15.000 exemplares, e de "Tratamento de Esgotos Sanitários em Empreendimeentos Habitacionais" (CEF).. Tem ministrado cursos em vários estados e no exterior, e prestado consultoria a empresas de saneamento e de projeto.

Jorge Prodanoff

Titulação: D.Sc., Engenharia Civil, Possui graduação em Engenharia Civil com ênfase em Obras Hidráulicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991) e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005). Prêmio CAPES de Tese em 2006 - Engenharias I. Voto de Louvor da COPPE em 2007. Prêmio CREA-RJ 2014. Atualmente é professor adjunto IV da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Possui experiência documentada na área de Engenharia de Recursos Hídricos, com destaque em hidrologia aplicada e aproveitamento de águas pluviais, atuando principalmente nos seguintes temas: poluição difusa, gestão de recursos hídricos, qualidade de água, cheias urbanas e hidráulica. Desenvolve modelos computacionais escritos em Delphi utilizando técnicas numéricas de volumes finitos, diferenças finitas e método dos elementos de contorno para a solução de equações diferenciais ou integrais. Desenvolve rotinas computacionais para integração numérica de funções quase singulares.

Coordenador do CESA/UFRJ e Docente DRHIMA POLI/UFRJ

isaac

Titulação: D.Sc em Engenharia de Produção, Engenheiro Civil e Sanitarista, M.Sc. em Engenharia Sanitária. Professor Associado do Depto. de Recursos Hídricos e Meio Ambiente da Escola Politécnica da UFRJ. Atua nos cursos de Graduação e Pós-graduação em Engenharia Civil e Engenharia Ambiental da UFRJ. Coordenador do Curso de Especialização em Engenharia Sanitária e Ambiental da UFRJ. Coordenador do Centro Experimental de Saneamento Ambiental da UFRJ. Coordenador de projetos de pesquisa no âmbito de programas da FINEP, CNPq, CAPES, FAPERJ e CYTED. Consultor da Fundação COPPETEC e de outras entidades para estudos e projetos de engenharia aplicados ao saneamento ambiental urbano. Membro do Conselho Diretor da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental.

Lattes Lattes

iene

Titulação: D.Sc.,Engenharia Civil, possui Graduação em Engenharia Civil (1997) e Mestrado em Engenharia Ambiental (2000) pela Universidade Federal do Espírito Santo - Tecnologia de Saneamento Ambiental (2009) pela COPPE/UFRJ. Foi coordenadora do curso de graduação em Engenharia Ambiental da UFRJ por 3 anos e atualmente é Professora Adjunta da Escola Politécnica/UFRJ, vinculada também aos mestrados Profissionais em Engenharia Ambiental e Engenharia Urbana desta instituição. Tem experiência na área de Engenharia Ambiental e Sanitária, atuando principalmente nos seguintes temas: processos de tratamento de água e de esgoto, poluição e qualidade das águas, tratamento combinado de esgotos domésticos e lixiviados de aterros sanitários.

Lattes Lattes